CONTRATO DE LOCAÇÃO: A VALIDADE DO CONTRATO DE LOCAÇÃO VERBAL E AS VANTAGENS DE SER ESCRITO, SOB O VIÉS DO LOCADOR/PROPRIETÁRIO

As locações dos imóveis e procedimentos a elas referentes, são regulados pela Lei nº 8.245/91, também conhecida como Lei de Locações.

O artigo 47, da referida Lei, nos traz sobre a validade do contrato de locação verbal, sendo que, neste caso devem ser aplicadas as mesmas regras do contrato escrito.

Assim, para que haja uma maior segurança jurídica ao locador/ proprietário, podemos destacar algumas vantagens de se ter um contrato de locação realizado por escrito, sendo algumas delas:

a) Prova da existência do contrato;
b) Segurança Jurídica;
c) Segurança financeira; e
d) Prazo estipulado para o fim da locação.

Ainda, em caso de necessidade de eventual ação de despejo, nos contratos de locação verbal, torna-se mais difícil sua comprovação, devido à falta de documentação clara para executar uma eventual ação.

Em resumo, o contrato de locação pode ser realizado tanto de forma verbal, quanto na forma escrita, podendo ambos os tipos de contrato resultarem em despejo.

Contudo, o contrato quando realizado por escrito oferece maior amparo, tanto para o locador/proprietário, quanto para o locatário, sendo a prática mais recomendada, a fim de que se possa garantir uma melhor relação, tanto pessoal, como jurídica, para as partes envolvidas.

Por Maísa Kleinubing Tronbelli, Advogada.

Compartilhar Postagem

Facebook
LinkedIn

Se Inscreva na Nossa Newsletter

Outras Postagens